Em 1995, um filme icônico chamado "Clueless" (As Patricinhas de Beverly Hills, no Brasil) foi lançado e imediatamente se tornou um fenômeno cultural. Dirigido por Amy Heckerling, o filme cativou o público com sua mistura de comédia, moda, e uma visão satírica da vida adolescente na década de 90.

"Clueless" contou com um elenco talentoso, encabeçado pela atriz Alicia Silverstone, que interpretou o papel principal de Cher Horowitz, uma jovem rica, popular e aparentemente fútil que se tornou um ícone da moda da época. O filme também apresentou outros nomes conhecidos, como Paul Rudd, Stacey Dash e Brittany Murphy, que deram vida a personagens memoráveis.

O impacto de "Clueless" foi além das telas. O filme influenciou a moda, popularizando tendências como as saias xadrez, blusas cropped e acessórios chamativos. Além disso, seu estilo único de diálogo e a representação do universo adolescente cativaram os espectadores, tornando-o um clássico cult que perdura até os dias de hoje.

Mas "Clueless" não se limitou apenas a entreter. O filme abordou questões sociais relevantes, como a superficialidade da sociedade de Beverly Hills e as dificuldades da adolescência. De forma inteligente e divertida, explorou temas como amizade, relacionamentos e a busca por identidade, deixando uma marca duradoura na cultura pop.

Com seu humor inteligente, personagens carismáticos e estilo único, "Clueless" conquistou uma legião de fãs e se tornou um verdadeiro marco na história do cinema. Sua influência continua a ser sentida em filmes e programas de TV atuais, inspirando novas gerações de espectadores e artistas.

Prepare-se para embarcar em uma viagem nostálgica pelos corredores de Beverly Hills e mergulhar em um mundo repleto de moda, risadas e reflexões. "Clueless" é um filme que transcendeu sua época e se tornou um clássico atemporal, uma verdadeira jóia da cultura pop.

___________________________________________________________________________________

clueless ou as patricinhas de beverly hills é, de longe, o pin mais bem sucedido em minha conta no pinterest. Acontece que certo dia publiquei imagens de backstage e screencaps do filme, e, hoje, stacey dash como dionne foi visualizada pelo menos 16.000 vezes e salva por mais de 150 contas. 

e o que existe sobre clueless que faz com que seja um sucesso mesmo passados mais de 25 anos de seu lançamento? bom, existem várias formas de responder a essa pergunta: temos o roteiro, a direção, o elenco, as gírias e, claro, o figurino. acredito que ser inspirado em emma woodhouse (de emma, jane austen) pode, também, ter facilitado a sua aceitação. 

sejam quais forem os motivos, clueless é um filme que merece ser revisitado e aqui falarei um pouquinho sobre o plot e as curiosidades, além de compartilhar o meu acervo de imagens exclusivas (ok, não são) do filme. 

Dá uma olhada: 

o plot

clueless ou as patricinhas de beverly hills conta a história de cher horowitz, uma adolescente rica, popular e que, após servir de cupido para dois professores, decide dar início a um novo projeto: a transformação de uma nova aluna em uma aluna popular. em seu processo, ela percebe que acaba deixando de lado os próprios sentimentos e a sua vida, o que leva à transformações na trajetória da personagem.

clueless é um filme “adolescente” de comédia romântica lançado no ano de 1995, escrito e dirigido por amy heckerling. o filme é estrelado por alicia silverstone, stacey dash, donald faison, brittany murphy e paul rudd. 



clueless e emma, de jane austen

é vagamente baseado no romance emma (1815) de jane austen e é ambientado em beverly hills, tendo sido filmado na califórnia em um cronograma de 40 dias. apesar da mudança de cenário, os principais aspectos do livro foram mantidos na “adaptação”.

cher, por exemplo, é corajosa, despreocupada e uma excelente casamenteira, como emma. ambas encontram satisfação em unir pessoas que “não têm amor” em suas vidas e não percebem que negligenciam os próprios sentimentos até que tai ou harriet pede para que desembole um esquema com josh ou sr. knightley.

josh, o equivalente do sr. knightley, não diferente do romance de jane austen, é também o principal crítico da protagonista e descobre, ao final, que estava apaixonado o tempo inteiro. a diferença aqui (uma das) é que josh é ex-meio-irmão, enquanto que o sr. knightley é irmão do marido da irmã de emma. 

harriet é também uma personagem socialmente desajeitada que demonstra interesse inicial em um personagem considerado “socialmente inferior” e é empurrada para um elton, que leva a uma inesperada paixão por josh (ou sr. knightley), servindo para que a protagonista revele seus sentimentos. 

as gírias do filme

para que fossem desenvolvidas as gírias e obtivéssemos os baldwins e as betties, a diretora amy heckerling foi pessoalmente assistir a várias aulas do ensino médio em los angeles. inclusive, em exibições iniciais do filme foi distribuído ao público um mini-dicionário contendo as gírias do filme. lembra delas?

  • as if ou até parece: é uma expressão de descrença ou repulsa a possibilidade de uma coisa acontecer.
  • baldwin: faz referência aos irmãos baldwin - alec, william e daniel -, que eram populares na época e é usado para se referir aos garotos bonitos e interessantes do colégio. 
  • betty: faz referência à betty grable e serve para designar mulheres bonitas.
  • loadie: os maconheiros, é nóis.
  • monet: aquilo que de longe, tudo bem, mas de perto, é uma grande e velha bagunça.

 de série à longa-metragem

a princípio, o projeto foi pensado para ser uma série. amy heckerling revelou que a twentieth century fox desejava criar um programa com adolescentes legais e populares, reproduzindo o sucesso de jeff spicoli, personagem criado por heckerling para fast times - e que, diga-se de passagem, lançou a carreira de sean penn

para amy, um dos motivos do sucesso de seu personagem em fast times era o seu otimismo, levando essa característica à cher, que é uma personagem positiva, feliz e que carrega uma ideia de que nada pode dar errado.

o agente de heckerling na época, ken stovitz, avisou que o roteiro tinha potencial de se transformar em um longa-metragem, o que foi viabilizado quando chegou às mãos de scott rudin. a aprovação de rudin fez crescer o interesse dos estúdios no roteiro, e, quem acabou levando a melhor nessa foi a paramount pictures. vale dizer que a ideia de ser uma série acabou se concretizando quando anos mais tarde clueless ganhou um spin-off para televisão, além de uma série de livros. 


o filme arrecadou $56,1 milhões de dólares nos EUA e recebeu críticas positivas, sendo considerado hoje um dos melhores filmes adolescentes de todos os tempos. 

a escolha do elenco

várias atrizes foram cotadas para o projeto, mas amy heckerling tinha alicia silverstone em sua cabeça desde que a viu no clipe de cryin’ do aerosmith. pouco antes de garantir o papel, quando o filme ainda estava em desenvolvimento, os executivos sugeriram keri russell, gwyneth paltrow e angelina jolie para o papel. heckerling chegou a se encontrar com reese witherspoon, mas, por não haver pressão para incluir no filme grandes nomes, a decisão por alicia foi facilitada.

o problema foi outro: a alicia não ficou tão interessada no projeto a primeiro momento. ela achou que a sua personagem era mimada, materialista e sem qualidades que a redimissem. somente após ler o roteiro algumas vezes é que ela enxergou que a cher era, na verdade, uma personagem vibrante e altruísta, concordando em fazer parte do projeto. 

paul rudd também não estava tão interessado. ele pensava que seria apenas mais um filme adolescente superficial e precisou ler o roteiro até o fim para entender que ali havia, na verdade, uma crítica aos filmes feitos naquela época. 

brittany murphy teve o seu primeiro papel de destaque em clueless, aos 17 anos - o que exigiu a presença de um dos pais durante as filmagens -, e disse que, assim como sua personagem, ela era uma virgem que não sabia dirigir. vale dizer que stacey dash tinha 27 anos quando interpretou dionne, o que era impressionante antes e continua sendo agora, já que ela não envelheceu.


o icônico figurino do filme

clueless foi o primeiro trabalho em longa-metragens de mona may. a figurinista montou todo o conceito do guarda-roupa trabalhando o máximo de cores e influências possível. há uma fusão entre as meias acima do joelho dos anos 20, com mini saias dos anos 90 e vestidos de grife dos anos 90, provenientes de brechós, passarelas e peças desenvolvidas pela própria mona may.

tornou-se um filme icônico para a moda e talvez pela moda desempenhar um papel tão importante na narrativa e no desenvolvimento dos personagens. alicia silverstone teve 60 trocas de figurino ao longo do filme e também levou várias peças para casa após a conclusão das gravações. 


kissuco de spoiler

cher horowitz é uma menina boa, mas superficial, mimada, rica e popular. vive em uma mansão em beverly hills com seu pai, mel, advogado. sua mãe morreu em um acidente enquanto fazia uma lipoaspiração de rotina quando cher ainda era um bebê.

a melhor amiga de cher é dionne davenport, rica, bonita e popular, que namora com murray, rico, bonito e popular. cher tem um ex-meio-irmão, josh, que visita durante o período de recesso da faculdade e revela uma relação de implicância mútua: ela implica com o idealismo, ele com o fato de ser uma menina fútil, egoísta e superficial.

cher esquematiza a união entre dois professores esquisitos porque acredita que fazê-los relaxar irá melhorar as suas notas. quando consegue unir os professores, vira uma chavinha e decide que seu objetivo é ajudar as pessoas. é quando entra na história a nova aluna tai frasier.

cher e dionne transformam o visual de tai e a ensinam “como ser popular”. distanciam ela do boy por quem se interessou inicialmente (travis, o skatista maconheiro) e tenta uni-la a elton (o boy lixo popular). 

outro personagem que é introduzido na história é christian, em quem cher decide investir sem perceber que ele, na verdade, é gay. os dois seguem amigos por compartilharem interesses e a história caminha, então, para o clímax.

o projeto de cher, tai, funciona muitíssimo bem e a personagem atinge a popularidade pretendida no início, aliás, ela vai um pouco além. o problema é que ela revela à cher que está interessada em josh, fazendo com que cher perceba que ela também está interessada em josh. sempre esteve. e ufa, josh percebe a mesma coisa, os dois se beijam e o filme termina no casamento dos professores unidos pela protagonista lá atrás.

Para acessar mais imagens do filme, clique aqui.